25 de jul de 2013

Tire suas dúvidas sobre como criar e cuidar de um blog!

Voilà pessoaaal, recentemente muitas leitoras me adicionaram no Facebook e me pediram algumas dicas e ficamos conversando sobre blogs e como criar um! Sei que metade das leitoras aqui do PM não tem blog e nem sabe como se cria algum. Então resolvi fazer este post para tirar algumas dúvidas. Sei que meu blog não é tãão acessado, mas já sei muita coisa sobre esse assunto! Bora ver?

  • O que você mais gosta? Sobre qual assunto você mais tem conhecimento?
A primeira coisa antes de fazer um  blog é ter a certeza de que isso possa dar certo. Não adianta nada criar um blog e depois de um mês já excluí-lo ou nem postar mais nada. Se você criou um blog, leve a sério, não é brincadeira, é uma página dentro da internet na qual você se expõem! Escolha um tema que você conhece muito bem que goste muito também, no meu caso, a maioria é moda, mas tem muitos blogs especializados em esmaltes, músicas, fofocas, livros e resenhas, textos...você quem decide! 
  • Você escreve bem?
Como eu já disse, um blog não é uma brincadeira. É uma página dentro da internet, sendo assim, então é  coisa séria! Você precisa escrever direitinho, pelo menos tentar escrever direitinho já vale, pois todo mundo erra alguma coisa na ortografia. Escrever direitinho, no caso, é não escrever abreviado como "vc, tbm, td bem?, vcs, gnt..." enfim, temos que escrever certinho e tomar cuidado para não errar feio no português!
  • Qual vai ser seu público alvo?
Impossível um blog ter todos os tipos de público : crianças, adolescentes, adultos, meninos, meninas, idosos...a não ser que seja um grande site muito bem sucedido e muito bem reconhecido. Mas como é um blog, algo mais pessoal e direto, tem que ter um público alvo. E isso é muitooooooo importante minha gente! Se você escolher o público adolescente, lógico que seu blog teem que ter algumas linguagens e um jeitinho mais adolescente, com mais desenhos no layout, assuntos de colégio, moda, música...se o público for adulto, é algo mais sério e profissional. Então tudo depende do público! Aqui no blog, o público alvo é crianças e adolescentes, pois é a faixa de idade que eu mais me identifico e sei lhe dar melhor.
  • Por onde eu crio um blog?
Bem, há dois tipos : Blogger e Wordpress. Os dois são ótimos e super usados por muita gente! O que eu uso é o Blogger, não sei nada sobre o Wordpress, mas você que quer criar um blog, pode pesquisar mais sobre a Wordpress. O Blogger é bem fácil de personalizar, se procurarmos tutoriais pela internet, acharemos muitooos e com o tempo aprendemos a mexer um pouquinho de HTML. Quem não faz nem ideia, então vamos com calma, pesquise sobre o Blogger e sobre o Wordpress e escolha qual você prefere! Depois é só acessar e se cadastrar! Acho que deve ter outros sites para se cadastrar para fazer um blog, porém os mais usados são estes!
  • Como personalizo? 
A primeira coisa que se deve ter é criatividade! NUNCA plagie nenhum site e nenhum blog! Plágio é crime e é algo horrível! E é sempre isso : todos os blogs que me plagiaram, ou plagiaram outros vários blogs, não dão certo! Seja criativo, alegre, cheio de personalidade e deixe seu blog com o seu jeito, pois blog é muito pessoal! Para personalizar, há diversos programas de fazer layout! O meu, eu faço no Photo Filtre (para deixar o fundo da imagem transparente) e o Photo Scape, são super fáceis de mexer mas exige paciência e talento! HAHAHA. Baixei os dois programas no Baixaki. Ai é só criar! Se você achar muitooooo difícil, tem outros programas por aí para fazer layout, é só pesquisar!  Além disso, se você estiver disposta a pagar um profissional para fazer seu layout do seu jeitinho, é só pesquisar também e há layouts free (de graça) por aí.
  • Como tem que ser o layout?
Tem que ter a sua cara, digamos assim. Sabe quando a gente vê uma roupa e pensa : "Nossa, é a cara da Fulana" ? Com o blog é a mesma coisa. E quem faz isso é o layout. O layout é muitooooo importante porque o blog é lembrado por ele. Quando a pessoa pensar no seu blog, ela vai imaginar o seu layout. Por isso, é tão importante, e já que o layout representa seu blog, ele precisa expressar você, o seu jeitinho, o que você gosta...se você ama um estilo mais vintage, faça um layout vintage e assim vai!
  • Como eu consigo leitores? Estou perdida! Como divulgar meu blog?
Bem, isso é questão de tempo. Pelo menos pra mim foi assim. Muitas blogueiras famosas já criaram o blog quando já estavam famosas em algum outro site, por isso que se tornaram ainda mais famosas tão rápido. Bom, a primeira coisa que você deve fazer : visite vários blogs. Siga, se você gostar, comente e fale pra visitar o seu blog e tals...além disso, participe de vários grupos de blogueiras no Facebook. Isso é fundamental, é uma ótima forma de divulgação, pois há grupos com mais de 6.000 ou 3.000 membros! Eu mesma, participo de vários grupos e sempre divulgo as novas postagem em quase todos, no Twitter, Page no Facebook, Instagram....enfim, em todas as redes sociais! Uma dica que vale a pena tentar é deixar seu comentário em sites famosos! Mas nem sempre isso é bom, cuidado!
  •  Como é comprar o domínio do blog?
Como podem ver, meu link é .com, porém existe váriooss outros a todos os gostos! Bem, acredite se quiser, mas o meu domínio eu pago apenas uns R$20,00 ou R$30,00 por ano! Comprei ainda esse ano, em abril. É ótimo e é a mesma coisa gente! O Blogger continua a mesminha coisa, o mesmo HTML, o que mudou foi apenas o link registrado!O meu eu comprei no Uol Host.
  • Como cuido e mantenho meu blog?
Para uma pessoa ter um blog, é preciso de compromisso. Confesso que quando eu criei o PM, eu nunca pensei que o blog fosse se tornar o que já se tornou, mas eu escrevia tudo certinho desde o início mas como eu era novata na blogosfera, eu ainda não sabia nada de HTML, nada de como personalizar...e com o tempo a gente vai aprendendo ainda mais! O que você precisa é de um layout bonito, que tenha a sua cara, que chame a atenção, um conteúdo único, postagens diárias (se possível), e nada daqueles posts nada a ver de colocar coisas pessoais demais! Poste algo sobre seu interesse como moda, música, livros e resenhas, fotografias, inspiração...mas nunca deixe seu blog "jogado às traças", poste sempre que tiver um tempinho livre! Durante as aulas, por mais que eu tenha umas 50 mil provas (haha) eu sempre posto pelo menos 3 vezes na semana!
  • Modismos da blogosfera...
Nada de colocar aquelas fotos cheias de glitter tipo no Orkut sabe? Não sei quem inventa isso! Se você gostar disso, ótimo, coloque no seu blog, mas se você quer um blog mais bonito visualmente, mais bem sucedido e mais famoso, o jeito é apenas deixá-lo com o seu jeito e pronto! Nada contra os layouts de coreanos e glitters e imagens que pulam do nada, mas acho que o layout tem que ter o nosso jeitinho, tipo olhar pro blog e já adivinhar "Esse é o blog da Fulana mesmo!", sabem? E eu já vi uns 598 mil blogs com layouts de coreanos com glitters voando pelo blog, e os blogs estavam quase todos iguais e eu não conseguia saber o jeito da blogueira. Não dava pra entender nada! Aviso : blog é algo pessoal, saia dos modismos porque o que os leitores querem é originalidade, blogs únicos que eles possam se inspirar. Mas se você gosta de layouts com coreanos e glitters voando pelo blog, ok, nada contra!
  • Agenda para o blog!
Ter uma agendinha para anotar as coisas do blog é sempre muito útil, pois as vezes a  gente tá lá no colegio ou no trabalho e de repente a gente em alguma ideia para postar, ai a gente escreve na agendinha para não esquecer depois. Eu penso no blog o dia todo "Será que tem mais comentários? Mais seguidores?" Hahaha. O que precisa mesmo é responsabilidade e nunca abandonar seu blog!
  • Não consigo leitores e agora?
Não se apavore! Eu também custeei e demorei muito para conseguir leitores fiéis! Dê uma olhadinha em seu blog : ele tem a sua cara? Você escreve direitinho? Segue modismos? Copia algum blog? O layout tá bonito para você? Você posta sobre assuntos interessantes e tem originalidade no seu blog? Se estiver tudo certinho, o que você tem que fazer é divulgar e esperar. Participe de grupos de blogueiras no Facebook, como eu já disse, e divulgue em todos, para trocar visitas e seguidores, assim, o pessoal vai conhecendo seu blog aos poucos e vai conquistando todo mundo com o tempo.
  • Um blog precisa de uma "marca registrada"?
Digamos que sim. Precisa. Marca registrada, é tipo algo no layout, ou nos posts que quando você lê você já sabe que blogueira fez ou escreveu entendem? Nos meus posts, para quem repara muito, eu sempre digo "Voilà, heey, aloha, olá minha genthy" e no final eu sempre falo "bisous". Isso é algo especial aqui do PM. Seu blog precisa de uma saudação e uma despedida original do seu blog. Uma marca registrada, digamos assim. No layout do PM, é sempre muito alegre e vivo (pelo menos por enquanto é assim), porque meu público alvo é adolescentes e crianças.
  • Como consigo parcerias com empresas?
Isso é questão de tempo. As empresas procuram blogs únicos, com layouts bonitinhos e organizados, e que, principalmente já possuem um público legal, ou seja, que já possuem vários leitores. Claro que, há algumas empresas que fazem parceria com blogs mesmo não tendo muitos leitores, assim como também há empresas que são super rígidas e exigem muitoos leitores. Comece com as empresas nacionais, pois são tipos de empresas que já estamos acostumados. Se você já tiver um público legal, procure saber mais sobre o assunto e mande um e-mail para alguma empresa ou algum dia, uma empresa lhe envia um e-mail a fim de fazer uma parceria.
  • Fui plagiada e agora?
Vish, isso acontece muito. Tá sempre acontecendo comigo e com váááárioooos outros blog. Primeiramente, dá raiva. Mas nós não podemos xingar a pessoa. Temos que ir até o blog, e por mais difícil que seja, temos que pedir por favor, e explicar que Plágio é Crime, que isso não se faz, e entrar em um acordo. Se a pessoa for uma pessoa esperta, bondosa e que reconhece que está errada, ela vai te pedir desculpas e apagar o plágio. Porém se ela e xingar e continuar, denuncie imediatamente e esqueça, pois blogs assim nunca dão certo!
  • O que a blogueira(o) precisa ter?
A blogueira ou o blogueiro precisa ser educada (o), saber lhe dar com as diferentes pessoas que entram em seu blog, tentar retribuir as visitas, ler os comentários, ser atenciosa, não ignorar os leitores. Um blogueiro (a) precisa ser divertido e ter o seu jeito único! 

Bem, meninas, já contei muitaaaa coisa hoje, acho que já tá bom né? HAHAHAHA. Dei muitas dicas, e caso se vocês tiverem mais alguma dúvida sobre blogs é só comentar que eu respondo! Espero que vocês tenham gostado do póóstt de hôôje! Comentem e opinem. Bisouss!

58 comentários:

  1. Gostei das dicas, foram super úteis! Vou usa-las sempre. Gostei do que falou sobre as empresas, esses dias queria saber como fazer parceria com alguma. Só que não tenho muitos seguidores, só 39

    Beijos, Ru.

    http://ruanablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor, mas com o tempo você consegue, pode confiar! :)

      Excluir
  2. Bem, minha dúvida cruel, é que desde uns 12 anos (to com 14) eu amo blogs e sempre criei blog e abandonei, tenho certeza que não sou só eu porque tenho várias amigas que já fizeram o mesmo (pois é, que vergonha), eu acho que o meu problema é sempre nos primeiros posts do blog, eu sempre acho que ta ruim, ou me embolo no que escrever, ai eu desanimo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, comtinua tentando. Acho que você vai gostar de fazer que nem eu, escreva sobre sua vida. É a melhor coisa a se fazer, você pode desabafar e com o tempo vai pegando gosto pela coisa.

      Beijos, Ru.

      Excluir
    2. Concordo Ruli!Letícia, não desanime com o blog! Confesso que no início foi bem chato, eu não postava nada legal, mas com o tempo ideias para post foram surgindo, moda, playlists, livros que já leu, filmes que já assistiu, notícias e tendências, dicas...! Sempre que precisar estarei aqui! :)

      Excluir
  3. Essas dicas me ajudaram muito, tenho meu blog a 2 anos, mais sei que cada vez que leio um post novo sei que sempre tem coisas que ainda preciso aprender ;)

    Bgs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, verdade! :) Estamos sempre aprendendo com o tempo!

      Excluir
  4. Adorei o post, muito boas as dicas, concordo com todas...
    Verdade, a blogueira tem que saber lidar com as leitoras também..tem gente que nem responder comentários responde, aff...não volto mais no blog se deixei uma dúvida e não deixaram UAHSAUHASUSAH

    Beijo,
    tammycezaretti.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post e aprendi umas coisas que não vi em nenhum lugar.

    Tenho um blog á 1 mes e meio, depois dá uma passadinha lá:

    http://versatilidadesfemininas.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você aprendeu coisas diferentes! :)
      Obrigada, já vou visitar seu blog!

      Excluir
  6. Aprendi varias coisas, tava precisando!
    Brigada linda *-*

    Tem post novo, quer conferir?
    É só entrar aqui: tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/

    - Beijinhos, tô esperando dua visita ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Samara, magina!rsrsrs Que bom que te ajudou, já vou conferir seu blog!

      Excluir
  7. Amei as dicas estou sempre pesquisando para melhorar o meu blog , as vezes a gente desanima mesmo mas eu tento seguir em frente sigo muitos blogs a maioria nem retribui mas não ligo segui porque gostei do blog da pessoa é claro que a gente espera uma retribição mas se não acontece paciencia participo de varios grupos ja inclusive criei um e realmente ajuda muito, adorei o post me ajudou muito obrigada pelas dicas bjs
    http://jakuniversofeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou, muito obrigada! De nada Jaky, magina!rsrsrs.
      Concordoo! Bisous

      Excluir
  8. Óoooooooootimas dicas, Lara divosa ♥ Realmente, a escrita e a escolha do público-alvo requerem cuidado, c:

    Beijos,

    Juu-Chan do Nescau com Nutella.

    ResponderExcluir
  9. Estão muito boas as dicas. Deram força para continuar a escrever nos meus blogues. ;)

    ResponderExcluir
  10. Gostei muuuuito das dicas .Concordo com você em tudo :)
    Parabéns pelo post, beijão ♥
    rabiscosalapiss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas :)
    Vão me ajudar um monte
    Bisous hahah
    mentira que é plagio
    bjo bjo
    hiheels.com.br

    ResponderExcluir
  12. "Sei que meu blog não é tããão acessado...", sei Lara até parece, vou fingir que não vi isso nesse post, kkkk.
    iiiiiii, gostei muito do post de hoje, deu pra aprender bastante. Obrigada pela dica.
    beijos

    semprequisjeans38.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA, mas é verdade Letícia! Em comparação com blogs como Depois dos Quinze...não é? Obrigadaaa!

      Excluir
  13. Seu blog é um show. Estou conhecendo hj e estou adorando tudo por aqui.
    http://blogtokabrasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito das suas dicas sobre blog. Bjos!
    http://blogdadianalage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Se tem uma coisa muito chata é quando a pessoa não leva o blog a sério, com vc disse não é brincadeira, se não levar a sério nunca vai crescer e conquistar um bom publico =/
    fashion em cores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Francieli, eu suuuper concordo! <3 Temos que que levar muito a sério e tomar cuidado pois é uma página existente dentro da internet também né? :/

      Excluir
  16. Adorei suas dicas o/
    kk ri muito na parte dos Coreanos com Gliter voando pelo blog, kkk vc tem razão, é o que mais tem na blogosfera, é por isso que optei por um layout mais simples, eu sou louca por cores escuras, desde que o blog existe sempre usei essas cores, mais to tentando me moldar, por isso fiz o layout atual com azul clarinho, o/ suas dicas foram ótimas amei!
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHHA. Realmente, na minha opinião, acho feio blogs assim com coreanos e glitters por todo lado porque layouts assim são todos iguais e não dá pra diferenciar e nem saber como é a pessoa, do que ela gosta...e a gente nunca lembra do nome desses blogs né? :/ Concordoo!

      Excluir
  17. Ótimas dicas. Vou indicar este post nos links do mês, pode?
    xo, Nicolle

    http://diaseflores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode, muito obrigadaaaa Nicolle!!!! <3

      Excluir
  18. Adorei as dicas e outra coisa, eu odeio quando vou ler um post e tá cheio de erros ortográficos e também esses gifs glitterizados no layout. Ter um gif de alguém, do seu ídolo sei lá, beleza, mas essas coisas exageradas fazem meus olhos doerem kkkkk

    coffeesandreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, eu falei sobre isso, é horrível isso né? kkkkkk Meus olhem doem também!

      Excluir
  19. ótima dicas. Boa ajuda pra quem ta iniciando, ou já está há um bom tempo.

    naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Muito legal as dicas, adorei seu blog, muito lindo!!

    Venha me visitar:
    www.anaforti.blogspot.com.br

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Oi, adorei, me ajudou muito! Uma dúvida: No seu lay, tem uns efeitos roxos, como?, com qual programa? amo ele, me ajuda? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não posso falar Gisele! HAHAHA. É um segredo aqui do PM, que faz parte do lay! ://

      Excluir
  22. Oi Lara !
    Eu e uma friend lançamos um concurso super legal, e vim aqui no PM para te convidar para participar dele. É super legal e ''simples''.

    Beijinhos
    link: http://cheirinhodocee.blogspot.com.br/2013/07/concurso-com-o-radiant-flower-.html

    ResponderExcluir
  23. Ótimas dicas flor!

    Aai que saudade que eu tava do seu blog,fiquei mo tempão longe da blogosfera (quase desisti de voltar) mas agora voltei e vim aqui te desejar parabéns,pois seu blog cresceu mais ainda e tá liiindo!

    Parabéns floor :)

    bjos
    princess-intheclouds.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitooo obrigadaaaaa Robertaa! <3 HAHAHA. Que bom que voltou, estava sentindo falta dos seus comentários! :/ Bisous! Volte sempre!

      Excluir
  24. Adorei as dicas! Realmente, não adianta sair plagiando site e blog por ai né?
    Dá uma passadinha? Tem post novo contanto como é ser da Galera!
    http://be-maybe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Adorei as dicas, são ótimas! Adorei aqui o blog, contando o nome criativo e o layout super fofo :3 Com certeza volto mais vezes <3
    Beijos, Lady Black

    www.the-garden-of-black-roses.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Cara seu blog è tão fofinho!! hahaha e olha q eu não sou do tipo fofinha, mas curti aqui. Me impresiona que garotas tão novas, tipo vc com 13 anos, ja tenham blogs e possam falar e postar como eu ou qualquer outra garota mais velh,, meu, nem lembro direito o q eu fazia nessa idade haha (tenho 22) :D
    Então, eu voltei a ter um blog esse ano, meu primeiro foi em 2009, ja quero ter mais seguidores e gente que realmente leia e participe do blog, não garotas q so queiram visitas em troca :/.
    Vc poderia fazer um tutorial mostrando como colocar o facebook do blog ali do lado? eu andei lendo alguns tutorias por ai mas acho tão complicado! se poder eu gostaria :)
    Te seguindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ruth! Vou tentar pesquisar mais sobre o tutorial, porque eu tenho faz taanto tempo que nem lembro mais! kkkkk' Ok? Bisous!

      Excluir
  27. Ei linda, já passei nesse post e comentei, tô esperando o próximo, bjoos !

    Tem post novo, quer conferir?
    É Só entrar aqui> tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/

    - beijos! *-*

    ResponderExcluir
  28. Ameeei seu post! Criei um blog recentemente e dúvidas sempre surgem... Ele ainda não está como eu desejo mas eu preciso de um pouco mais de tempo.
    Por falar em layout o seu está de parabéns! A imagem do topo é super-mega criativa, adorei!
    Como já acompanhava seu blog há algum tempo (e gosto muito dos seus post) indiquei ele no meu blog. Confere lá! Beijos ;)

    sentimentosretradados.blogspot.com.br

    -Andressa

    ResponderExcluir
  29. Adorei as dicas,para nós que estamos começando é luz no fim do túnel...
    Ainda não fiz um layout pq todos que vi não gostei quero alguma coisa a minha cara e diferente pq ando visitando alguns blogs estou vendo tudo muito igual.
    Seu blog é massa!Seguindo com prazer!!!

    Me faz uma visita e deixa um comentário veja o que posso melhorar,pode ser critica..procurei fazer um blog sem textos muito grandes acho muito cansativo!

    bjo
    gabryellaalmeida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Gostei de saber melhor sobre o registro de domínio, quero ver se compro um pro meu blog mas tenho um certo receio, não de medo, mas sim por não ter mais aquela intensa vontade de entrar no blog e não ter tantos leitores que me acompanham. Mas que faz a diferença, faz sim. Se eu não comprar este ano, compro no ano que vem!! Se Deus quiser. <3

    ResponderExcluir

Welcome to my blog!
Thank you so much for your visit!