30 de jul de 2014

Resenha : Extraordinário

 Voilàà, minha genthy! Até que enfim estou fazendo uma resenha, não é mesmo? Normalmente, quando leio algum livro, eu sempre me esqueço de falar sobre ele aqui no blog. Mas, dessa vez eu me lembrei, com toda a certeza! Eu sei que vários blogs já fizeram e estão fazendo resenhas sobre este mesmo livro, mas eu não pude deixar de falar sobre ele aqui no Pequeno Muffin, pois está entre os meus favoritos! <3 Espero que gostem. Bora ver?
 Sinopse : "August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor."
 Agora que já mostrei a sinopse, eu gostaria de falar um pouco com as minhas palavras. Achei o livro realmente "extraordinário"! Auggie Pullman tem 10 anos e nasceu com uma deformidade facial realmente muito grave, já passou por inúmeras cirurgias complicadas e sempre sofre quando sai às ruas : todas as pessoas o olham muito e sempre acabam "fugindo" dele. Mas Auggie já é bem acostumado com isso. Ele tem uma irmã mais velha, Olivia Pullman, mas todos a chamam de Via, que está entrando para o Ensino Médio. Sua mãe Isabel Pullman, e seu pai Nate Pullman são sempre muito protetores e não acham que Auggie seja comum. Para eles, Auggie é extraordinário. Mais tarde, August acaba entrando para a escola, no 5° ano, e lá faz algumas amizades, mas também passa por dificuldades, como o terrível preconceito dos alunos em relação à ele.
"Sei que não sou um menino de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão."    -    Primeiro parágrafo do livro "Extraordinário", página 11.
Sobre a autora : "R.J. Palácio atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função : designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Este é seu primeiro livro. 
Para difundir a mensagem de Extraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullying no site www.choosekind.tumblr.com, da qual milhares de crianças já participaram."
Com certeza esse livro está entre os meus preferidos porque, durante a história nós vamos descobrindo as coisas e os fatos junto com os personagens, por causa da narrativa em 1° pessoa. Achei o livro sensacional!
 O livro é dividido em oito partes, e cada parte possui pequenos capítulos. Cada parte é narrada em 1° pessoa por algum personagem (a maioria é narrada por Auggie). Achei isso bem legal, porque mostra o ponto de vista de vários personagens em relação à Auggie e à família dele.
 "O ponto de vista de uma criança que, ciente de sua estranheza e de seu deslocamento no mundo, cria um manifesto em favor da gentileza."  Veja.com
Assim que termina o livro, há algumas páginas do "Apêndice", onde estão algumas frases incríveis que são mencionadas durante a leitura. Achei incríveeel! Eu gostaria de colocar aqui, as minhas favoritas!

"Seus feitos são seus monumentos"  - Inscrição em uma tumba egípcia.

"Quando estiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."  -  Dr. Wayne W. Dyer

"Audentes fortuna iuvat.  (A sorte favorece os bravos)"  -  Virgílio

"É melhor saber algumas perguntas do que todas as respostas."  -  James Thurber 

"Mantenha a calma e siga em frente!"  -  uma campanha da Segunda Guerra Mundial

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."  -  Auggie (August Pullman). 

Essa última frase foi dita pelo próprio personagem, Auggie, durante a leitura do livro! Achei maravilhosa! <3
Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado da resenha! O que acharam do livro? Já leram? Eu recomendo muuuuuuito para quem ainda não leu! Realmente vale muito a pena! <3 Aprendi muita coisa com ele, e uma dessas coisas é escolher ser sempre o mais gentil possível. Comentem e opinem! Bisousss!

12 comentários:

  1. Parece bem fantástico!!! Cá em Portugal acho que ainda não saiu esse livro, mas assim que sair vou comprá-lo; parece bem interessante.
    Aceita afiliação?
    Beijos :)
    http://fashion--and--you.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Amei ! A melhor resenha que já em vi em minha vida ! Muito boa !
    Sem contar as fotos , ficaram ótimas !
    Beijos linda
    www.batom-veermelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. To louca pra ler esse livro e agora com a sua resenha fiquei mais louca ainda haha Amei a resenha e o livro deve ser maravilhoso mesmo, um beijão!

    http://quebrarosilencio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, interessante!
    As fotos ficaram ótimas também.

    Adorável Tédio | Fã Page

    ResponderExcluir
  5. Esse livro realmente é extraordinário. Eu li ele no começo do ano, e quando tiver oportunidade, vou ler de novo. O livro trás uma história bem diferente daquelas que a gente tá acostumada a ler, trás uma lição de vida. Eu amei ele porque não é daqueles livros melosos e super chatos de ler, mas é um livro viciante, e isso me prendeu na leitura. Você sempre quer ler mais e mais, e quando percebe o livro já acabou. E o bom desse livro, é que os capítulos não são grandes, então dá pra ler vários capítulos por dia!
    http://invasao-de-pandas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Minhas amigas leram esse livro e adoraram, só falta eu ler!
    Amei a resenha, e as fotos do livro ficaram ótimas.

    Um beijo <3
    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ouvi falar muito bem desse livro, no começo n estava muito interessada nele, mas agora já estou pensando em ler haha
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  8. Eu sou louca para ler esse livro!!!
    Está na minha lista e aceito um de presente ta? kkk (brincadeira) :)
    Amei as fotos... mas só me deixaram com mais vontade de ler ....

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  9. Amo esse livro Lara, simplesmente o melhor mesmo. Boa escolha. Quando eu li, foi emprestado de uma amiga, mas ainda sim quero ter para ficar aqui no meu cantinho
    xoxo
    Gêmeas

    www:gemices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu AMEI a sua resenha!! E as fotos? Gente, ficaram maravilhosas!! *-*
    Tô doida para ler esse livro, parece tão bom!

    Beijo!
    Fofuramentos
    @bfofuramentos (twitter)

    ResponderExcluir
  11. Adorei a sua resenha, esse é um dos livros que já esta na minha listinha dos que quero ler.

    Bjins

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Você me seguindo? Por favor, visite o meu blog [http://nemurikuma-web.blogspot.com]. Eu espero que você pode visitar e apoiar-me com este novo projeto [Projeto: RECUPERANDO SEGUIDORES]

    ResponderExcluir

Welcome to my blog!
Thank you so much for your visit!