26 de mai de 2016

A escassa tolerância à diversidade

Texto escrito por Lara Reis
Seria muita ignorância pensar que vivemos em um mundo onde a intolerância não existe mais. Ela existe sim. E está à solta pelo mundo afora, promovendo atrocidades e desunindo os seres. A falta de humanidade e toda essa extrema escassez de respeito evidenciam essa praga social, que devasta a paz e a harmonia por entre os indivíduos.

Fato é que a liberdade de expressão, nos dias atuais, ainda é muito limitada, por mais estranho que pareça. Isso me constrange. Me envergonha. Como podemos ainda viver com esse pensamento intolerante à diversidade existente, em um século tão desenvolvido em estudos, depois de tanto cientificismo e mesmo depois do "Século das Luzes"? Isso realmente não faz sentido algum para mim. Significa que nada adiantou? Todos aqueles dignos feitos humanos foram em vão? É preciso mudar essa realidade para provarmos para nós mesmos que somos realmente seres racionais e não meras máquinas de consumo, que apenas vomitam informações repetidas e antepassadas.

Voltaire já dizia que a condição mais humana é a liberdade de pensamento. Inúmeros indivíduos temem expressar seu próprio jeito de ser. Temem se vestir da maneira que realmente gostam. Temem demonstrar seu ponto de vista e seus ideais. Temem andar pelas ruas devido à sua opção sexual. Temem uns aos outros pois não se pode confiar em quase ninguém. Mas, espere. Onde está mesmo a tão sonhada livre manifestação, que todos escrevem como status nas redes sociais, mas ninguém luta por ela?

Os humanos somos ignorantes por natureza. Nunca teremos conhecimento pleno de tudo, nunca saberemos todas as verdades existentes, nunca desvendaremos todos os mistérios. Afinal, essa é a maior graça do universo. Saber sobre tudo nos tornaria loucos. Por outro lado, como já pensava Immanuel Kant, sábio é aquele que sabe mudar de opinião a partir de novas evidências, o ignorante jamais. A questão é : sabemos mudar de opinião? Temos novas evidências? Caro humano, se você não admite essa maravilhosa diversidade que existe ao seu redor e cria moldes em sua arcaica massa cerebral, está mais que na hora de mudar sua opinião. As evidências estão bem no nosso nariz, basta sabermos enxergá-las e daremos um passo a mais para a racionalidade e para nossa própria evolução como seres pensantes.

A maior riqueza global é toda essa diversidade de espécies, culturas, etnias, cor de pele, costumes, tradições, pensamentos, ideais, opção sexual, cérebros pensantes, estilos e bilhões de jeitos de ser. Cabe a nós, a partir de nosso senso crítico, difundir o respeito, a paz e a harmonia. Não gosto dessa palavra "tolerar". Para mim, é como se fôssemos forçados por algo a respeitar o outro, o que devia ser feito com naturalidade, como se fosse automático. Todo ser tem o direito de ser feliz livremente sem o temor de ser julgado. Tornemos digna nossa existência.

8 comentários:

  1. Que lindo post, é bem assim neh, somos ignorantes uns mais que outros claro hehe..Eu adoro a diversidade que temos e adoro conhecer diferentes culturas e tradições de cada país ou lugar..Ah conheço sua cidade e adorei hehe..Lindona não sei si tinha deixado aqui o convite para você participar da nossa plataforma de bloggers.. é espanhola (chamada feedHi) que atua como repositório de notícias e compartilha entre seus usuários os posts dos nossos blogs. Eles estão iniciando as atividades no Brasil mas já esta fazendo sucesso si você não conhece da uma olhada la..
    https://petitluxo.com/2016/05/25/duvidas-feedhi-brasil/
    www.feedhi.com

    ResponderExcluir
  2. Lara que texto perfeito, concordo com tudo o que vc disse. Na minha cabeça é algo tão claro: todos somos humanos, logo todos temos que ter os mesmos direitos, não tem essa de benefícios. Todo merecemos o respeito, independente de raça, religião, opção sexual e gênero. Mas parece que isso está se tornando cada vez mais distante, porém tenho fé de que um dia nos tornaremos livres de todo esse preconceito e cresceremos como essa grande família evolutiva que somos! Posso pegar um trecho do seu texto e compartilhar no facebook? Com os devidos créditos, é claro.
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, pode sim, claroo! Seria uma honra! Hahaha. Muito obrigadaa

      Excluir
  3. Esse texto é simplesmente maravilhoso. Minha vontade é de sair imprimindo e distribuindo ele às pessoas. Maravilhoso mesmo <3

    Bjs
    barbfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Great and useful article. Creating content regularly is very tough. Your points are motivated me to move on.


    SEO Company in Chennai

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que o humano tem tanto medo do desconhecido que, não sabendo como lidar com ele, prefere afastá-lo ou não legitimá-lo. Muito bom seu texto, adorei como citou Voltaire hehehe.
    Conheci seu blog pelo post de decoração, mas resolvi visitar outros posts e comentar neste ;) obrigada pelas dicas!
    Beijão
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir

Welcome to my blog!
Thank you so much for your visit <3